ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Nov/2024

Brasil: migração de trabalhadores do setor agrícola

De acordo com estudo da consultoria McKinsey, o Brasil conseguiu fazer a migração de trabalhadores do setor agrícola para o manufatureiro e, depois, o de serviços. Mas, essa transformação foi incompleta. Com aumento de produtividade na agropecuária, trabalhadores migraram para outros setores, mas nem sempre de produtividade maior. Embora haja um acordo entre os países do G20 em direção ao crescimento sustentável e inclusivo, a produtividade vem desacelerando desde 2008 nos países do grupo. O setor agrícola do Brasil é um exemplo de alto crescimento de produtividade que também permite uma transição de trabalhadores para outros setores com produtividade potencialmente maior. No entanto, como mostra o exemplo do Brasil, os trabalhadores em transição nem sempre migram para empregos de maior produtividade, e o crescimento geral da produtividade também depende da dinâmica dentro desses outros setores.

Em contraposição, China e Índia conseguiram manter crescimento da produtividade nos setores de agricultura, manufatura e serviços, mesmo quando suas forças de trabalho fizeram a transição do setor agrícola para setores mais avançados da economia. O estudo Toward action: A G20 agenda for sustainable and inclusive growth (Rumo à ação: Uma agenda do G20 para um crescimento sustentável e inclusivo) afirma que o Brasil se tornou referência global em produtividade agrícola, tendo aumentado o volume de grãos que produz à taxa de crescimento anual de 4,3% entre 1980 e 2023, três vezes mais rápido que a expansão da área cultivada. O País conseguiu aumentar a produtividade da agricultura, em 5,5% entre 1997 e 2018, principalmente por meio de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, adoção de tecnologia, programas de crédito para agricultores e desenvolvimento de terras.

No mesmo período, a produtividade da indústria avançou 0,1%, enquanto a de serviços caiu 0,6%. Em outra pesquisa, a McKinsey mostrou o impulso dado por tecnologias para aumento de produtividade entre os agricultores brasileiros. Cerca de 50% dos agricultores disseram que estavam adotando ou dispostos a adotar algum item de aumento de produtividade, incluindo software de gestão, agricultura de precisão, sensoriamento remoto e tecnologias relacionadas à sustentabilidade. O setor agrícola no Brasil é um “exemplo notável” de como aumentar a produtividade de um País, mesmo com uma grande parte do PIB concentrada em setores mais comoditizados. No entanto, para que a movimentação de mão de obra possa gerar ganhos de produtividade no restante da economia, tornando-a mais resiliente, é necessário capacitar esses talentos para desempenhar tarefas complexas no setor de serviços, que receberá a maior parte desse fluxo de trabalhadores. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.