31/Oct/2024
O Rabobank prevê que o agronegócio brasileiro enfrentará um cenário de baixo crescimento econômico global e juros altos em 2025, refletindo a desaceleração das principais economias e volatilidade cambial. Essa conjuntura deve reduzir a demanda por commodities, principalmente de grãos e proteínas. Estados Unidos e China estão em um processo de desaceleração econômica, o que reduz a demanda por commodities de uma forma geral no mundo. O crescimento nos Estados Unidos deve cair de 2,5% em 2023 para 1,7% em 2025, enquanto a China deve passar de 5,2% em 2023 para 4,6% em 2025. Na Zona do Euro, a situação começa a melhorar um pouco, mas não faz então um contraponto para esses dois gigantes, com crescimento de apenas 1,3% em 2025.
Para o Brasil, o Rabobank prevê que o PIB cresça 3,1% em 2024 e desacelere para 1,8% em 2025, enquanto a inflação deve ficar em torno de 4%. A expectativa é de que o Banco Central eleve a taxa Selic para 12,5% em março de 2025, com um ciclo de cortes somente no segundo semestre. No câmbio, a previsão é de que o dólar encerre 2024 em R$ 5,32, podendo se valorizar no início de 2025. O câmbio pode continuar em processo de apreciação ao longo do primeiro semestre de 2025. O movimento, no entanto, pode se inverter, com o dólar fechando o próximo ano em R$ 5,35, à medida que o diferencial de juros entre o Brasil e o exterior se reduza após os cortes da Selic.
Em relação ao cenário fiscal, a previsão é de aumento das despesas em ritmo mais rápido que as receitas. Isso adiciona incertezas para os investidores e influencia o câmbio. Além disso, há o risco das eleições norte-americanas, com a possibilidade de vitória do republicano Donald Trump, que defende novas tarifas sobre produtos importados e poderia provocar um aumento da inflação nos Estados Unidos em 2025. Em paralelo, a China continua a enfrentar dificuldades econômicas estruturais, com as medidas de estímulo mostrando eficácia limitada para retomar o crescimento de forma sustentável. Essas incertezas ainda estão deixando o campo bastante sensível. O cenário exige atenção no planejamento do agronegócio brasileiro. O cenário exige atenção no planejamento do agronegócio brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.