ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Oct/2024

OMC foca na coordenação de precificação de carbono

A Organização Mundial do Comércio (OMC), com a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Comércio e desenvolvimento da ONU (Unctad) e do Banco Mundial, apresentou o relatório intitulado "Trabalhando juntos para uma melhor ação climática: precificação do carbono, repercussões de políticas e metas climáticas globais", enfatizando que a ação climática precisa ser intensificada para atingir as metas globais de redução de emissões, ao mesmo tempo que contribui para objetivos de desenvolvimento mais amplos.

Políticas climáticas levam a repercussões que podem aumentar as tensões comerciais e que o trabalho futuro das organizações internacionais deve se concentrar em maneiras concretas de coordenar políticas mais ambiciosas de precificação de carbono. As emissões globais precisam ser reduzidas com urgência para colocar o mundo no caminho certo para atingir as metas de Paris e a ambição global precisa ser dobrada ou quadruplicada, declarou o Fundo Monetário Internacional (FMI). A precificação do carbono deve ser parte integrante de uma combinação de políticas bem elaborada.

Na mesma linha, o Banco Mundial diz que a precificação do carbono pode desempenhar um papel central nas políticas do Banco Mundial, pois fornece o incentivo certo para o setor privado e cria receitas públicas para apoiar o amplo progresso do desenvolvimento e ajudar as populações vulneráveis a gerenciarem a transição da energia verde. Porém, com cada país introduzindo suas próprias políticas climáticas, há também uma necessidade crescente de mais cooperação e coordenação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.