ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Oct/2024

Barômetros Econômicos Globais crescem neste mês

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os Barômetros Econômicos Globais Antecedente e Coincidente cresceram no mês de outubro, sinalizando uma manutenção da tendência de crescimento moderado da economia mundial. Os Barômetros Globais voltam a subir em outubro, revertendo a queda observada no mês anterior. O Barômetro Coincidente segue sinalizando um ritmo de crescimento global abaixo do padrão histórico, enquanto o Antecedente sugere continuidade da fase de crescimento moderado para os próximos meses. O Barômetro Econômico Global Coincidente aumentou 2,1 pontos em outubro, para 93,8 pontos. O Barômetro Econômico Global Antecedente avançou 1,9 ponto, para 102,5 pontos.

A estabilização dos Barômetros Globais em faixas estreitas de variação desde abril reflete um crescimento moderado da economia mundial, marcado por uma forte heterogeneidade no desempenho entre os países. O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de três a seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique. Nos Estados Unidos, a política monetária passa por uma fase de lenta flexibilização, com a desaceleração econômica possivelmente se estendendo por mais tempo do que o previsto.

Na Europa, espera-se uma aceleração ao longo dos próximos meses, enquanto a região da Ásia-Pacífico deve manter seu crescimento acima da média global, embora a China permaneça como um fator de incerteza. Entre os riscos visíveis, a possível expansão do conflito no Oriente Médio para outros países da região pode pressionar a inflação neste momento de convergência das taxas aos níveis pré-pandemia. Em outubro, o avanço de ambos os barômetros foi determinado, sobretudo, pelos resultados da região da Ásia, Pacífico & África. No Barômetro Global Coincidente, a região da Ásia, Pacífico & África deu uma contribuição positiva de 2,2 pontos, enquanto o Hemisfério Ocidental impactou negativamente em 0,1 ponto, e a Europa ficou estável. No Barômetro Global Antecedente, a região da Ásia, Pacífico & África contribui positivamente com 1,7 ponto, o Hemisfério Ocidental impactou positivamente em 0,4 ponto, e a Europa teve contribuição negativa de 0,2 ponto. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.