ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Oct/2024

Planeta está flertando com “o ponto de não retorno”

Segundo a ex-primeira-ministra do Canadá, Kim Campbell, é preciso considerar questões técnicas, políticas e humanas com o objetivo de criar pontes e empatia para que a sociedade enfrente as mudanças climáticas. O planeta flerta com o ponto sem volta. O corte do uso de combustíveis fósseis é urgente, assim como as discussões sobre adaptação e formas de financiar os países menos desenvolvidos para enfrentar a crise climática. Apesar de o ponto de não retorno estar próximo, o que pode ser atingido se o aumento da temperatura média do planeta chegar a 1,5°C, ainda há tempo de criar conexões entre a sociedade e a saúde do planeta.

Existem exemplos interessantes, em pequena escala ainda, é verdade, como pequenas ilhas da Escócia que estão usando apenas eletricidade limpa como fonte de energia. Na tentativa de impulsionar uma economia verde no Brasil, o governo federal também busca avançar no tema. É papel do Ministério da Fazenda oferecer instrumentos financeiros, administrativos, fiscais, creditícios, regulatórios e de monitoramento que possam fazer a rota da economia girar em outra lógica, em outro modelo, um modelo mais sustentável e inclusivo. Em agosto foi assinado o Pacto dos Três Poderes pela Transformação Ecológica, que visa apontar esse novo enfoque.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo afirmou que a questão ambiental também vem ganhando protagonismo na gestão municipal. Uma das medidas recentes é a desapropriação de aproximadamente 11% do território da cidade para a implementação de parques e unidades de conservação em 32 áreas hoje privadas. A medida prevê a indenização dos proprietários e um investimento de R$ 750 milhões. Os espaços estão principalmente nas bordas da cidade, como nos entornos da Cantareira e dos mananciais e na região de Parelheiros. A questão ESG não é uma novidade, não é uma moda, nem uma tendência. É uma necessidade. É o grande desafio da nossa era. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.