ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Sep/2024

Florestas Plantadas: área cresce no Brasil em 2023

De acordo com dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada nesta quinta-feira (26/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de florestas plantadas no País teve uma elevação de 2,5% em 2023, o equivalente a 238,0 mil de hectares de cobertura a mais que no ano anterior, totalizando 9,7 milhões de hectares distribuídos por 3.554 municípios. Juntos, eucalipto e pinus foram responsáveis por 96,3% das áreas cultivadas com florestas plantadas para fins comerciais no País. As áreas de eucalipto somaram 7,6 milhões de hectares, enquanto as de pinus ocupavam 1,8 milhão de hectares. As áreas com cobertura de eucalipto corresponderam a 78,1% das florestas plantadas para fins comerciais no País, e as de pinus tinham uma fatia de 18,2%. As demais espécies cultivadas se estendiam por 357,6 mil hectares, o equivalente a 3,7% das florestas plantadas brasileiras.

As Regiões Sul e Sudeste concentravam 68,8% das áreas de florestas plantadas em 2023. Porém, o crescimento nesse tipo de cultivo tem ocorrido mais aceleradamente na Região Centro-Oeste, onde a área de florestas plantadas saltou 13,5% em 2023. Houve avanços de área também no Sudeste (1,1%) e Norte (0,2%) em 2023, ao passo que Nordeste (-0,5%) e Sul (-0,1%) registraram leves reduções. Há uma expansão da silvicultura na Região Centro-Oeste para a produção de celulose. É praticamente eucalipto que tem crescido. Nessas regiões do Centro-Oeste, isso se deve à implantação de novas fábricas e do crescimento de algumas plantas (industriais) que já existiam. A silvicultura tem ocupado áreas de pastagens abandonadas e degradadas nessa região. Ainda tem muita produção nas Regiões Sudeste e no Sul, mas existe uma tendência de crescimento para a Região Centro-Oeste e, principalmente, para Mato Grosso do Sul.

O estado de Minas Gerais tem a maior área coberta com espécies florestais plantadas do País, com 2,1 milhões de hectares, crescimento de 1,7% em relação a 2022, extensão quase totalmente ocupada por eucalipto. Mato Grosso do Sul atingiu 1,4 milhão de hectares, um crescimento de 15,2% ante 2021, quase a totalidade com eucalipto. São Paulo caiu à terceira posição, com 1,2 milhão de hectares, crescimento de 0,1% de área no ano. Entre os dez municípios com as maiores florestas plantadas do Brasil, cinco estão em Mato Grosso do Sul, três em Minas Gerais, um no Rio Grande do Sul e um na Bahia. A liderança foi de Ribas do Rio Pardo (MS), com 325 mil hectares, seguido por Três Lagoas (MS), com 288 mil hectares plantados, e Água Clara (MS), 155,5 mil hectares. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.