23/Sep/2024
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a primavera, que começou no domingo (22/09) vai marcar o retorno gradual das chuvas no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com início esperado para outubro. A previsão é essencial para restabelecer os níveis de umidade no solo, cruciais para o plantio de culturas como soja e milho. No entanto, no norte dessas regiões as chuvas podem ocorrer de forma irregular, acompanhadas de períodos de altas temperaturas, o que pode comprometer a umidade do solo.
Na Região Sul, o instituto prevê uma possível redução das chuvas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul pode registrar precipitações mais regulares. O comportamento climático nas próximas semanas será monitorado de perto, especialmente devido à possível influência do fenômeno La Niña, que pode impactar a safra 2024/2025.
Para o Norte, o prognóstico do Inmet indica precipitação abaixo da média, exceto no sudoeste do Amazonas, Acre e Roraima, onde os volumes podem se aproximar ou até superar os padrões históricos. As temperaturas devem ser mais altas do que o normal, aumentando o risco de queimadas, especialmente em outubro. No Nordeste, são esperadas chuvas abaixo da média, sobretudo no Maranhão e Piauí, enquanto o sudeste da Bahia pode registrar volumes próximos à média.
No Centro-Oeste, as chuvas devem ficar abaixo da média, com exceção de áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os volumes podem se aproximar do normal. As temperaturas serão superiores à média histórica. No Sudeste, São Paulo e o oeste de Minas Gerais devem receber chuvas abaixo da média, enquanto o restante da região poderá ter volumes mais próximos ao esperado.
Fonte: Inmet. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.