16/Sep/2024
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil quer exportar mais grãos e proteínas para a Arábia Saudita. O tema foi debatido durante reunião bilateral de Fávaro com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman A. Al-Fadley, no âmbito do G20 Brasil. As potencialidades são grandes na relação com a Arábia Saudita. Da parte brasileira, a intenção é ampliar as relações, vender mais grãos, proteínas, animais, principalmente bovinos e aves.
Fávaro ressaltou que a Arábia Saudita, por sua vez, possui um programa local para a produção de no mínimo 75% do consumo local de carne de frango, tema que já foi alvo de questionamento do Brasil junto à OMC, reclamação retirada pelo País. O Brasil não quer mais discutir isso. Quer ampliar as relações e incentivar para que os frigoríficos brasileiros se instalem no país. Essa é a boa relação comercial recíproca, afirmou Fávaro.
Entre as pautas discutidas entre os países, a possibilidade de compra de proteínas brasileiras pelos sauditas para matéria-prima para a indústria local. Do lado brasileiro, há a intenção de ampliar as compras de fertilizantes da Arábia Saudita e o uso de tecnologias de irrigação e equipamentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.