ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Sep/2024

EUA: taxa de juros deverá recuar com moderação

Segundo o Centro de Estudos Monetários do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), graças à melhora da inflação, os Estados Unidos vão entrar em um ciclo de redução de juros, mas de forma moderada, o que vai frustrar parcela do mercado financeiro que espera 50 pontos-base ou mais de queda na taxa de juros norte-americana. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decide os juros no dia 18 de setembro.

A taxa deverá cair de 25 em 25 pontos. A atividade econômica nos Estados Unidos ainda tem bom grau de vigor. Sendo assim, o comitê de política monetária tem que agir, mas com moderação. A inflação norte-americana vive uma melhora indiscutível apesar da leve piora nos dados de agosto na comparação com os de julho. Os dados pioraram um pouco na margem, mas ainda estão mais baixos que as taxas de 12 meses nas cinco principais medidas da inflação norte-americana.

O problema, portanto, não está na inflação, mas no comportamento da atividade econômica, o que passa por crescimentos sustentados no consumo das famílias, que avançou 3,8% em julho, se aproximando do nível pré-pandemia, e as vendas no varejo, que subiram 4,9% em julho. Há pouco tempo houve uma histeria com relação a um medo de recessão, mas não há nenhum indicativo de recessão na economia dos Estados Unidos, que segue com bons sinais de vigor porque o Fed ‘pegou leve’ na condução da política monetária.

A inflação norte-americana desacelerou e a atividade se manteve porque as expectativas estavam alinhadas; houve uma reversão do choque de demanda e oferta relacionado à pandemia; melhoria da produtividade do trabalhador ao longo de 2023; e uma política monetária moderada, que buscou conter excesso de demissões e ao mesmo tempo contribuiu para as expectativas, contando favoravelmente para setores como o de construção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.