ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2024

Eduardo Bastos foi indicado para a SDI do MAPA

O sócio da gestora de recursos Tarpon, Eduardo Bastos, é o indicado para ocupar o cargo de secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura no lugar de Renata Miranda, pesquisadora de carreira da Embrapa, que deixa o Ministério a pedido. A escolha do nome de Bastos já foi avalizada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e encaminhado para a Casa Civil para exame e procedimentos de praxe para efetivação.

Atualmente, Bastos preside a Câmara Temática de Agrocarbono Sustentável do Ministério e coordenada o Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O executivo tem larga experiência no mercado privado em temas como sustentabilidade e mercado de carbono. Anteriormente à sociedade na Tarpon, Bastos foi CEO da My Carbon, subsidiária da Minerva Foods para comercialização de créditos de carbono, e diretor de Sustentabilidade da Divisão de Ciências Agrícolas da Bayer para América Latina. A oficialização deve ocorrer nas próximas semanas.

Há uma intenção de Fávaro de aguardar para realizar a nomeação "sem turbulências". O conhecimento de Bastos sobre sustentabilidade em empresas privadas e a experiência em mercado de carbono foram atributos considerados por Fávaro em um momento em que o Brasil discute a taxonomia, a regulamentação do mercado de carbono e o agronegócio brasileiro busca se adaptar à nova lei ambiental europeia. A SDI é a pasta dentro do Ministério da Agricultura responsável pela interlocução com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o Ibama e com a Embrapa. A secretaria é responsável ainda pela gestão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.