ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2024

Plano Safra 2024/2025 e os recursos equalizados

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), praticamente 100% dos recursos disponibilizados em todos os Planos Safra, incluindo o último, foram utilizados. Pode ser que o volume de recursos equalizados acabe antes de chegar a todos, de forma que nem todos os produtores consigam utilizá-lo. A partir desta quarta-feira (24/07), estarão disponíveis os recursos do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

A novidade é que, dessa vez, não haverá um teto trimestral. Em vez disso, todos os recursos serão liberados de uma vez. O Plano Safra 2024/2025 está começando a pegar tração e começando a abrir os protocolos. Em relação ao momento de margens comprimidas para os agricultores, devido aos preços da soja e do milho mais baixos, destaque para possibilidade de prorrogações de dívidas e refinancimentos, autorizadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), inclusive para produtores prejudicados pela tragédia no Rio Grande do Sul. O Banco do Brasil afirmou que o setor é pujante. Por mais que as margens estejam espremidas, o setor ainda está forte para continuar crescendo.

No caso da pecuária de corte e de leite, setor que representa mais de 50% da carteira do Sicoob, a instituição diz que os pequenos e médios produtores são os mais prejudicados. As principais consultorias estão falando que metade dessa safra tem alguns problemas. Há diálogo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) sobre formas de ajudar o produtor rural, para que ele consiga melhorar um pouco sua tecnologia e consiga ter melhor renda. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.