15/Jul/2024
Os sinais de os consumidores dos Estados Unidos estão em apuros continuam chegando e os investidores estão prestando atenção. Os últimos avisos vieram de dois gigantes de alimentos embalados: PepsiCo e Conagra Brands. Ambos relataram resultados trimestrais fracos e disseram ver os consumidores norte-americanos sob pressão. A Pepsi informou que os volumes de vendas caíram 4% em relação ao ano anterior em seu negócio Frito-Lay na América do Norte e 3% para bebidas na América do Norte no segundo trimestre fiscal encerrado em 15 de junho. Graças aos preços mais elevados, a receita caiu apenas 0,5% para a Frito-Lay North America e aumentou 1% para as bebidas da América do Norte. Mas, a empresa também moderou as suas perspectivas de crescimento orgânico total das vendas neste ano fiscal, que exclui os impactos cambiais e de fusões, para "aproximadamente" 4%, contra "pelo menos" 4% anteriormente. Os impactos das pressões inflacionárias persistentes e dos custos mais elevados dos empréstimos ao longo dos últimos anos resultaram em condições financeiras mais restritivas para as famílias.
Os consumidores tornaram-se mais conscientes do valor em relação aos seus padrões de gastos e preferências entre marcas, pacotes e canais. Entretanto, a Conagra, cujas marcas vão desde snacks até refeições congeladas, já está reduzindo alguns preços para atrair de volta os consumidores. A empresa informou que as vendas orgânicas caíram 2,4% em relação ao ano anterior no quarto trimestre fiscal encerrado em 26 de maio, com o mix de preços e vendas contribuindo com 0,6% desse declínio e volumes mais baixos contribuindo com o restante. A empresa vê alguns sinais de melhoria graças às promoções de preços e outros investimentos em coisas como publicidade, com o volume de vendas de salgadinhos, por exemplo, ficando levemente positivo no trimestre. Mesmo assim, apresentou uma perspectiva cautelosa para o atual ano fiscal, dizendo que espera que as vendas orgânicas variem entre uma queda de 1,5% e uma estabilidade. A Conagra enfatizou que o retorno ao crescimento geral do volume seria um processo gradual.
Embora alguns executivos tenham sublinhado que os consumidores com rendimentos mais baixos são os que mais recuam, a Conagra observa um comportamento de procura de valor a todos os níveis durante o ano passado, com alguns consumidores com rendimentos elevados a comprar menos "por princípio" porque não o fazem, como os preços que eles veem. Esses avisos seguem outro semelhante no início desta semana de Helen of Troy, proprietária de marcas como OXO e Braun, de que os consumidores estão ainda mais pressionados financeiramente e estão dando ainda mais prioridade aos itens essenciais em detrimento dos itens discricionários, provocando uma queda acentuada em suas ações. A Pepsi encerrou a quinta-feira (11/07) com alta de 0,2% enquanto a Conagra caiu 1,5%. Ambos caíram dois dígitos nos últimos 12 meses. O S&P 500, por outro lado, subiu cerca de 26% nesse período. Se o consumidor dos Estados Unidos continuar enfraquecido, esse tipo de desempenho poderá ser difícil de manter. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.