ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2024

Servidores ambientais acirram movimento de greve

Em greve desde o início de janeiro, servidores federais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB) prometem paralisar totalmente suas atividades nesta quarta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente. Como parte do protesto, os parques nacionais serão fechados e haverá manifestações em Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional de São Joaquim, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e APA de Fernando de Noronha.

Também haverá mobilizações e manifestações em Brasília, entre elas, um café da manhã dos servidores na Praça dos Três Poderes. Segundo a Ascema Nacional, que reúne os servidores de carreiras ligadas ao meio ambiente, funcionários do Ibama e ICMBio entregarão seus cargos de chefia e de confiança como forma de protesto. Os fiscais do Ibama estão coletando assinatura num documento retirando seus nomes da portaria que os designa para as atividades de fiscalização ambiental. Até agora, quase metade do total de 800 fiscais do órgão já assinaram o documento.

A paralisação dos servidores da categoria afeta sobretudo empresas de petróleo, mineração e energia, que precisam de licenças e renovações de licenças ambientais para operações. Eles pedem a reestruturação da carreira. Segundo a Ascema Nacional, atualmente, mais de 4 mil cargos estão vagos na carreira. A evasão dos servidores do último concurso chega a mais de 25%, em média, no Ibama e ICMBio. Além disso, os servidores acumulam perda de poder de compra que ultrapassa 75% nos últimos 10 anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.