ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/May/2024

RS: BB abre linha de crédito emergencial a produtores

O Banco do Brasil abriu cerca de R$ 2 bilhões em linhas emergenciais de crédito para agricultores do Rio Grande do Sul, Estado que tem sido afetado por enchentes históricas nas últimas semanas. Os créditos começam a ser liberados nesta terça-feira, após a assinatura das primeiras propostas na superintendência do banco em Porto Alegre. As linhas têm subvenção econômica e recursos de equalização para reduzir os custos financeiros para os tomadores.

São R$ 1,9 bilhão através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); do Pronaf Investimento (Mais Alimentos); do Crédito de Investimento em Sistemas de Exploração Extrativistas, de Produtos da Sociobiodiversidade, Energia Renovável e Sustentabilidade Ambiental (Pronaf Bioeconomia); e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp Investimento).

O Banco do Brasil cumpre, mais uma vez, seu propósito e está ao lado dos produtores em todos os momentos, inclusive neste momento de dor e perdas na região. São ações que buscam a recuperação da renda e das condições de agricultores familiares e de empresas vitimadas pela calamidade, com repercussão positiva na economia das regiões afetadas. Podem contratar as linhas os agricultores familiares que se enquadram no Pronaf, médios produtores enquadrados no Pronamp e que tiveram perdas ou danos a partir de 30% do valor da estrutura produtiva.

O desconto será aplicado no ato de contratação sobre o valor financiado das operações de crédito rural contratadas entre os dias 28 de maios e 31 de dezembro, para as áreas afetadas pelas chuvas e enchentes. O Banco do Brasil, reforçando seu papel de maior parceiro do agro e das empresas, agilizou o desenvolvimento das linhas de crédito e mobilizou a rede de agências. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.