24/May/2024
O Grupo Syngenta e a ONG The Nature Conservancy (TNC) renovaram nesta quinta-feira (23/05), por mais três anos, sua colaboração que liga objetivos de conservação com potencial econômico. A extensão na parceria terá como foco cinco projetos estratégicos em todo o mundo. Até 2026, eles têm como meta a recuperação de mais de 300 mil hectares de terras degradadas no Cerrado brasileiro e a regeneração de solos agrícolas na China, com foco na adaptação de práticas agrícolas sustentáveis. Nos Estados Unidos, o objetivo é melhorar a resiliência climática das terras agrícolas.
A empresa e a ONG têm colaborado desde 2009 e firmaram uma colaboração global em 2018. Entre os objetivos da parceria estão a ampliação da agricultura regenerativa, melhora da eficiência dos recursos para minimização do impacto da agricultura no clima, melhoraria da saúde do solo e promoção da proteção de habitats em regiões agrícolas em todo o mundo, incluindo o Cerrado no Brasil, China e Estados Unidos. No âmbito do acordo firmado em 2018, a Syngenta estabeleceu a meta de recuperar 1 milhão de hectares de terras degradadas no Brasil, com parte significativa focada no Cerrado, sob o programa intitulado “Reverte”.
O objetivo da iniciativa é tornar a restauração de terras degradadas a opção rentável procurada pelos agricultores no Brasil ao expandirem sua produção, em vez de desmatar a vegetação nativa. O programa Reverte, que foi lançado especificamente para o Brasil, inclui o banco Itaú BBA, que oferece uma linha de crédito para os agricultores que seguem critérios socioambientais. Em março, o programa recebeu compromissos de mais de 263 fazendas, abrangendo um total de 202 mil hectares de terras degradadas, com 137 mil no bioma Cerrado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.