ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/May/2024

Plano Safra 2024/25: Conab quer fortalecer estoques

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quer maior volume de recursos direcionado às políticas de formação de estoque público e de garantia de preço mínimo no Plano Safra 2024/2025. Juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com a Agricultura na elaboração do próximo Plano Safra, a estatal quer políticas mais potentes de estoque público e Preço Mínimo compensador para produtos agrícolas que o governo definir como importantes para o consumo interno.

A lógica do governo federal é incentivar o aumento da produção de alimentos do consumo interno, como feito no Plano Safra 2023/2024, com juros mais subsidiados para quem produz alimentos. Haverá novidades no próximo Plano Safra, que começa em 1º de julho, para estimular a produção de alimentos básicos, como arroz, e retomar a produção do grão para além da Região Sul. Hoje, há concentração na produção de arroz no Rio Grande do Sul. É preciso repensar a melhor distribuição do produto para as Regiões Centro-Oeste e Nordeste, caso do Maranhão.

O Ministério da Agricultura afirmou que, além das medidas emergenciais para mitigação dos impactos aos produtores do Rio Grande do Sul, a Pasta estuda medidas específicas para o Estado no Plano Safra 2024/2025. A prorrogação das dívidas rurais, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), dá tempo de o governo analisar a necessidade real dos produtores e pensar em um Plano Safra com olhar mais intensivo de apoio à Região Sul e a alimentos que precisam de subvenção do governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.