08/May/2024
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) avalia que o valor que será necessário para recuperar a agropecuária do Rio Grande do Sul ainda será calculado. Só será possível saber o quanto será necessário em recursos para o agronegócio quando houver as estimativas de impacto em cada um dos setores no decorrer do tempo. Parte dos municípios do Estado ainda está inundada. O balanço do impacto em cada cadeia agropecuária será feito nos próximos dias.
Como Parlamento, será feito o necessário para o governo poder movimentar o orçamento para atender ao Rio Grande do Sul, como a PEC de guerra feita durante a pandemia. Sobre eventual desabastecimento do Estado, possibilidade aventada para o arroz, países vizinhos podem abastecer, eventualmente, o Rio Grande do Sul. A FPA entregou ao governo uma série de propostas para recuperação do Rio Grande do Sul. As ações propostas pela bancada agropecuária para mitigar os impactos das enchentes sobre o setor produtivo são:
- Campanha humanitária coordenada pela FPA para ajudar a população do Rio Grande do Sul junto ao setor;
- Publicação de Resolução do Conselho Monetária Nacional (CMN) determinando a prorrogação automática e imediata, por 12 meses, de todos os financiamentos do crédito rural.
- Edição de medida provisória (MP) concedendo prazo de até 10 anos, incluído 3 anos de carência, para pagamento das dívidas de custeio, investimentos e de renegociações anteriores. O prazo é necessário para a recuperação completa da estrutura agropecuária dizimada pelas chuvas.
- Liberação de recursos emergenciais para apoiar os produtores rurais afetados.
- Implementação de políticas de seguro rural que ofereçam uma rede de segurança adequada em eventos climáticos extremos.
- O fortalecimento de parcerias entre órgãos federais, estaduais e municipais para otimizar os esforços de recuperação.
Um outro documento liderado por uma coalizão de frentes parlamentares produtivas também será encaminhado ao governo. O documento está em construção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.