07/May/2024
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o comissário de Comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis, tiveram reunião na sexta-feira (03/05). Eles concordaram que as negociações técnicas para o acordo Mercosul-União Europeia devem continuar, mesmo enquanto aguardam a eleição do Parlamento Europeu, em junho. Vieira é o coordenador da negociação no Mercosul. Apesar de as conversas técnicas serem mantidas para aparar as arestas entre os países dos dois blocos, a decisão política sobre o acordo só será tomada na próxima legislatura.
As eleições para o Parlamento Europeu ocorrem em junho. O encontro de Vieira e Dombrovskis ocorreu à margem da reunião ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Em março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que as negociações com a União Europeia não recuaram. Segundo Lula, o acerto está pronto para ser assinado, mas a França tem problemas com seus agricultores, que resistem. O presidente também disse ter a informação de que o acordo poderia sair mesmo sem o apoio francês e avaliou que a parceria é necessária por motivos políticos, econômicos e geográficos, e que seria boa para os dois blocos.
A recente peregrinação de lideranças europeias pelo Brasil agradou a representantes do agronegócio. Representantes de entidades setoriais se dizem mais otimistas quanto ao acordo entre Mercosul e União Europeia e a ajustes na lei antidesmatamento do bloco europeu, que afeta as exportações dos produtos agropecuários brasileiros. O bloco europeu entendeu que há risco para importação de alimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.