03/May/2024
A Syngenta, gigante na área de insumos agrícolas, vê o agronegócio como um dos mercados mais avançados em termos de digitalização, especialmente no Brasil. As grandes fazendas são na verdade grandes empresas, eles têm times grandes e complexos de tecnologia. A importância do desenvolvimento de novas tecnologias digitais no Brasil e o interesse dos produtores do País pelo assunto é tamanha que um dos principais escritórios da empresa com este foco fica em Belo Horizonte (MG). Os outros dois estão na Índia e na Espanha.
Durante a Agrishow, inclusive, um agricultor cliente da empresa se ofereceu para ajudar a desenvolver produtos, agregando sua experiência no campo ao que a companhia já oferece e tem conhecimento. Há também o desafio de democratizar o acesso à tecnologia. No caso do pequeno agricultor, viabilizar a melhor gestão de seus custos. A Syngenta tem o Cropwise Balance, solução desenvolvida especificamente para o Brasil para viabilizar aos produtores rurais maior controle de seus custos de produção.
Em um ano de quebra de safra e preços dos grãos achatados, é fundamental uma gestão mais eficiente dos custos. A ferramenta integra o sistema Cropwise da Syngenta, plataforma de agricultura digital presente há cinco anos no País e que já alcança 100 milhões de hectares no mundo, sendo 7 milhões de hectares no Brasil. O Cropwise funciona como um “Pacote Office” do agro, que integra diversas soluções diferentes em um único lugar.
No segundo semestre, a Syngenta deve lançar em nível global o Cropwise Anomaly Detection, tecnologia desenvolvida para vasculhar e armazenar dados de até cinco anos com objetivo de encontrar possíveis anomalias nas lavouras, e do Nemadigital, que pretende minimizar perdas causadas por nematoides e que chegou primeiro ao Brasil. A Syngenta investe 10% do seu faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Em 2023, teve receita de US$ 32,2 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.