02/May/2024
A substituição de produtos nacionais por importados afetou negativamente a produção da indústria de transformação em 2023. É o que aponta Análise feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mostra que, ao mesmo tempo em que houve aumento da demanda por bens de consumo, a produção caiu. Segundo a Sondagem Industrial da CNI, entre os principais problemas enfrentados pela indústria, também intensificaram as queixas de competição desleal, cuja assinalação subiu de 16,3% para 20%. Na mesma pesquisa, a competição com importados foi apontada por 11,6% dos entrevistados como entrave enfrentado pelo setor. Em 2022, esse item era assinalador por 6,1%. Houve aumento da demanda por produtos industriais, mas não foi direcionada para a indústria brasileira. Os consumidores têm comprado mais produtos importados por conta do preço, que é mais barato que o dos itens produzidos pela indústria nacional. É cada vez mais claro que é impossível competir em um ambiente de negócios tão hostil.
As altas taxas de juros e o sistema tributário impõem outros custos para a indústria nacional, seja para insumos, para o bem final, ou na hora de investir ou inovar. E mais, a base industrial também está insatisfeita com a falta de fiscalização e a prática de dumping. Não são questões recentes, mas estão cada vez mais intensas e prejudiciais para indústria brasileira. O PIB da indústria de transformação encerrou 2023 com uma queda de 1,3%, depois de recuar 0,5% em 2022. O desempenho reflete, entre outros fatores, o patamar elevado dos juros, que impôs uma dinâmica mais fraca à atividade econômica e à demanda por bens industriais. Uma das consequências das altas taxas de juros é o enfraquecimento da demanda interna, apontada por mais de um terço dos empresários industriais em 2023 como principal problema enfrentado. No entanto, em muitos casos, o problema que atinge o empresário no formato de uma demanda mais fraca, é uma perda de mercado para produtos importados.
Em 2023, o volume de importações de bens destinados ao consumidor final cresceu, atendendo a uma parte significativa da demanda interna. Para os empresários industriais, esse processo não deve ser revertido dentro dos próximos cinco anos. Dentre os motivos, estão os baixos preços praticados pelos produtos chineses, que tornam os produtos mais competitivos e contrastam com os custos elevados de produção nacional, inflados pelo Custo Brasil, além das dificuldades relacionadas aos baixos investimentos, atraso tecnológico, dificuldades logísticas e excesso de burocracia. A Análise destaca que, apesar de o valor total das importações brasileiras ter registrado queda de 11,7% em 2023 na comparação com o ano anterior, a importação de bens de consumo teve alta de 4,0% no mesmo período de comparação. Além disso, a importação de bens intermediários, produtos destinados à produção de outros bens, como componentes elétricos, produtos minerais, têxteis, borrachas, plásticos, recuou 4,3% no ano passado em relação a 2022.
Isso está em linha com o recuo da produção da Indústria de Transformação: quando sua produção se encontra em queda, a indústria demanda menos insumos do exterior. Dos 21 setores da indústria de transformação analisados, 7 tiveram aumento das importações e, simultaneamente, queda da produção em 2023. São eles: madeira; vestuário e acessórios; couro e calçados; metalurgia; produtos diversos; produtos de metal; e móveis. Os setores de produtos têxteis e de borracha e material plástico não tiveram queda na produção, mas registraram aumento das importações superior ao da produção no ano passado. Quando o período de análise é ampliado para cinco anos, de 2019 a 2023, a proporção de empresas que registraram aumento das importações e queda da produção passa para dois terços dos setores industriais. Portanto, não se trata de um comportamento conjuntural ou particular do ano passado. A CNI consultou 152 empresários da indústria de transformação entre os dias 4 e 15 de março, para a elaboração da Nota Econômica. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.