ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Apr/2024

Américas: cooperação e desenvolvimento agrícola

Líderes rurais das Américas vão estabelecer uma rede para promover ações para fortalecer os territórios rurais e seus protagonistas e hierarquizar seu papel de avalistas da segurança alimentar e nutricional e de guardiões da biodiversidade do planeta. Esse foi um dos compromissos consensuais de cerca de 40 líderes de 21 países de todas as regiões do continente americano estabelecidos durante encontro organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em sua sede, em São José, na Costa Rica. A tarefa agora é que essa reunião se transforme em uma rede, com vida e ações concretas para avançar. Foram identificadas sete ações de âmbito hemisférico para dar vida a uma grande rede onde os líderes rurais serão os protagonistas e se manterão conectados, com o IICA como secretaria.

As ações terão foco no fomento do cooperativismo, na criação de um selo de agricultura familiar e camponesa das Américas que apoie a comercialização, no estabelecimento de uma rede de bancos de germoplasma de sementes nativas, na sistematização de experiências bem-sucedidas na produção de alimentos com escassez hídrica apresentadas por alguns líderes e sobre educação, comunicação e o papel de escolas agrotécnicas. Além da digitalização do setor agrícola, será buscada uma estratégia de extensão em prol das comunidades rurais, na qual o IICA tenha experiência para avançar, assim como elaborar um catálogo de produtos da agricultura familiar do hemisfério e disponibilizá-lo para consideração dos mercados no mundo.

Quanto ao financiamento para as comunidades rurais, realizar reuniões com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe para buscar alternativas e o que podem oferecer. As principais conquistas do encontro de líderes e da criação da rede serão apresentadas na próxima reunião ordinária do Comitê Executivo do IICA, que ocorrerá em 23 e 24 de julho. O Comitê Executivo é um dos órgãos de governo do IICA, reunindo-se uma vez por ano. Ele é constituído por 12 Estados-membros, eleitos para exercícios de dois anos, segundo critérios de rodízio parcial e de equitativa distribuição geográfica. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.