ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Apr/2024

FMI: reformas poderiam impulsionar o PIB global

Em desaceleração desde a crise financeira internacional de 2009, o mundo pode estar fadado a crescer abaixo do ritmo pré-pandemia até o fim da década atual caso não sejam realizadas reformas para retomar sua pujança econômica, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI), em relatório publicado nesta quarta-feira (10/04). O organismo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) global deve manter expansão anual média de 2,8% até 2030, o que significa avançar 1% abaixo do vigor antes da Covid-19. A economia mundial enfrenta uma realidade preocupante. Sem intervenção de reformas e alavancagem de tecnologias emergentes, é pouco provável que as taxas de crescimento mais fortes do passado voltem a ocorrer. As projeções para 5 anos à frente mostram que 82% das economias no mundo são afetadas, incluindo as maiores. Os grandes países emergentes, o que inclui Brasil, China, Índia, Indonésia e Rússia, contribuiriam com aproximadamente 0,8% da queda de 1,8% no crescimento global estimado pelo FMI.

As projeções de uma expansão global abaixo do período pré-pandêmico reforçam a "urgência" da adoção de políticas e reformas estruturais que alavanquem o ritmo de expansão da economia mundial. E são fundamentais para melhorar a alocação de capital nas economias, a produtividade nas empresas, a força de trabalho e ainda usufruir mais dos ganhos que virão com a inteligência artificial (IA). Tais medidas são críticas, especialmente em à luz de desafios como a elevada dívida pública e a fragmentação, o que poderá restringir ainda mais o crescimento global. Há ainda riscos para queda dos investimentos e em tecnologias. Além disso, um menor crescimento global deve se traduzir em piores perspectivas de vida, na redução da pobreza e na diminuição da diferença entre nações ricas e pobres. Um ambiente enraizado de baixo crescimento, juntamente com altas taxas de juro, ameaçaria a sustentabilidade da dívida e poderia alimentar a tensão social e dificultar a transição verde.

Enfrentar o enfraquecimento das perspectivas de crescimento ao redor do mundo é uma "prioridade política" de todas as economias. Apesar disso, há uma “luz no fim do túnel”. Ações específicas para aumentar a concorrência no mercado, a abertura comercial, o acesso financeiro e a flexibilidade do mercado de trabalho poderiam aumentar o crescimento global em cerca de 1,2%. O potencial da IA para elevar a produtividade do trabalho é incerto, mas também tem potencial de ser substancial e somar mais 0,8% na economia mundial, a depender da sua adoção e do impacto na força de trabalho. Uma variedade de políticas, desde a melhoria da alocação mão de obra e de capital entre as empresas até ao combate à escassez laboral causada pelo envelhecimento da população nas principais economias, poderia, coletivamente, reacender o crescimento a médio prazo. A longo prazo, as políticas orientadas para a inovação serão cruciais para sustentar o crescimento global. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.