02/Apr/2024
Conforme levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o primeiro trimestre de 2024 é o mais bem-sucedido da série histórica em termos de aberturas de novos mercados para o agronegócio brasileiro. Os números mensais foram: março com 10 novos mercados em 7 países; fevereiro com 7 mercados em 6 países; e janeiro com 9 mercados em 5 países. Em relação aos números do trimestre, apenas em 2021 se chegou perto do alcançado neste ano, quando foram totalizados 20 mercados em 9 países. Desde o início do ano, somam-se 26 novos mercados abertos em 18 países, alcançando um total de 104 mercados desde o começo de 2023, período em que se iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Ministério da Agricultura e Pecuária.
As aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes: África (África do Sul, Botsuana, Egito, Omã e Zâmbia); Ásia (Arábia Saudita, Filipinas, Índia, Paquistão e Cingapura); Europa (Grã-Bretanha e Rússia); Oceania (Austrália); e Américas (Canadá, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos e México). Os registros das aberturas não contemplam apenas a venda de produtos tradicionais dos quais o Brasil já é um grande exportador, como carnes e complexo soja, mas de diversos produtos agropecuários, como pescados; sementes; gelatina e colágeno; ovos; produtos de reciclagem animal; açaí em pó; café verde; e embriões e sêmen. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.