ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mar/2024

UE adia o seu “Plano de Restauração da Natureza”

A União Europeia (UE) adiou por tempo indeterminado a votação sobre um importante plano para combater as mudanças climáticas e promover a proteção ambiental no bloco. A decisão é a mais recente concessão aos agricultores, que vêm realizando protestos pelo continente nos últimos meses, o que destaca sua influência na política antes das eleições parlamentares da União Europeia, em junho. Segundo o Ministério do Clima dos Países Baixos, o plano está em uma posição muito difícil no momento e com as próximas eleições europeias não será fácil sair dessa posição.

O plano de Restauração da Natureza é uma parte fundamental do Pacto Verde Europeu da União Europeia, que busca estabelecer metas climáticas e de biodiversidade ambiciosas. A intenção é atingir a neutralidade climática até 2050, ou seja, zerar as emissões de gases de efeito estufa do continente. Mesmo que o plano tenha enfrentado dificuldades no processo de aprovação da União Europeia, esperava-se que sua versão mais "amena" fosse aprovada na votação final.

As regras de votação exigiam uma maioria de 15 dos 27 Estados e 65% da população, o que se imaginava estar garantido até então. Mas, parece que não há mais uma maioria qualificada porque a Hungria mudou seu voto. A mudança de posição segue a onda de protestos dos agricultores em todo o bloco, que argumentam que as leis ambientais reduzem seus ganhos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente da Hungria, é muito importante manter a flexibilidade para os Estados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.