ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mar/2024

Medidas em apoio a produtor rural virão em breve

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (14/03), que o auxílio prometido a produtores rurais "está caminhando". De acordo com ele, o anúncio do pacote de ajuda deve ocorrer em breve. Em 27 de fevereiro, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe da Pasta havia dito que sairiam em março as medidas direcionadas a setores do agronegócio que enfrentam dificuldades. Depois do encontro com Lula no fim de fevereiro, Carlos Fávaro havia afirmado que a pecuária de corte e os produtores de soja e milho são possíveis beneficiários do pacote de socorro.

O presidente da República, segundo o próprio Fávaro, orientou na reunião do mês passado que ele construísse alternativas para evitar recuperações judiciais e inadimplência na agropecuária por causa da queda nos preços de alguns produtos. Fávaro avaliou que o agronegócio estava na iminência de uma crise devido à quebra na safra de grãos, aos preços baixos das commodities e ao custo ainda elevado de produção.

Esse é o cenário de hoje, que ainda pode melhorar ou até piorar no decorrer da safra, mas 2024 será um ano difícil, afirmou o ministro. Ele ponderou, contudo, que a conjuntura não é de "alarmismo". O presidente Lula está sensível para trabalhar a antecipação das medidas antes que a crise se instale, dentro das possibilidades do governo. As medidas emergenciais devem incluir crédito, renegociação das dívidas e apoio à comercialização. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.