ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2024

UE está enfrentando mais protestos de agricultores

A Polônia teve uma das manifestações de agricultores e apoiadores mais violentas na quarta-feira (06/03), com participantes arremessando pedras contra a polícia e tentando romper as barreiras em torno do parlamento. A polícia utilizou gás lacrimogêneo e afirmou ter detido cerca de 50 pessoas, além disso, informou que 14 policiais ficaram feridos.

O primeiro-ministro, Donald Tusk atribuiu a violência ao que chamou de vândalos, enquanto o ministro do Interior declarou que é necessário separar os agricultores que protestam de acordo com a lei, do “pequeno grupo de vândalos”. Agricultores em tratores bloquearam rodovias que levam a Varsóvia, enquanto apoiadores se reuniram em frente ao escritório do primeiro-ministro, antes de marcharem para o parlamento. Alguns pisotearam uma bandeira da União Europeia e queimaram um caixão simulado com a palavra "agricultor".

Os produtores rurais da Polônia têm protestado nas últimas semanas contra as políticas climáticas da União Europeia e as importações de alimentos da Ucrânia, pedindo o fechamento da fronteira entre os países. Protestos semelhantes têm ocorrido em toda a União Europeia. Na República Checa, agricultores bloquearam nesta quinta-feira (07/03) o tráfego em Praga, lotando as ruas com centenas de tratores e outros veículos enquanto protestavam contra o governo e as políticas agrícolas estabelecidas pela União Europeia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.