ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2024

Segurança Alimentar garante a paz entre as nações

O ex-ministro da Agricultura (2003 a 2006) Roberto Rodrigues afirmou que a segurança alimentar é fundamental para a paz entre as nações. Ele destacou as oportunidades de investimento para grupos árabes no Brasil, que precisa aumentar a produção para acompanhar a demanda mundial na próxima década. Após a pandemia de Covid-19, a segurança alimentar ganhou a dimensão de estabilização social e política de qualquer nação.

É fundamental para a prosperidade e a paz entre as nações. Sem comida, cai o governo. O ex-ministro, que é embaixador da FAO para o Cooperativismo, destacou que a agência vinculada às Nações Unidas estima que a oferta mundial de alimentos precisa crescer 20% nos próximos 10 anos, o que significaria que a produção brasileira precisaria aumentar 40% no mesmo período.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira estima que o Brasil deve faturar neste ano 15% mais com a exportação de produtos agropecuários aos países da Liga Árabe. Em 2023, as vendas às 22 nações geraram receita de US$ 14,538 bilhões. Hoje, existem quatro novos problemas: segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social. O Agro terá papel central na solução dessas quatro questões e quem tem a liderança tecnológica indiscutível entre os trópicos é o Brasil.

A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira lembrou que 17% das importações brasileiras da Arábia Saudita são de fertilizantes. Esses insumos são importantes porque vão garantir a produção do agronegócio brasileiro e a segurança alimentar. O Brasil pode receber investimentos da Arábia Saudita no setor. Por exemplo, o Brasil tem grandes reservas inexploradas de potássio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.