ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Feb/2024

G20: Brasil vai propor índice de bem-estar financeiro

O Brasil quer propor ao grupo das 20 maiores economias do mundo (G20) a criação de um índice de bem-estar financeiro mundial. A proposta será apresentada aos demais membros na semana que vem, quando ocorrerá, em São Paulo, a primeira reunião ministerial da trilha de Finanças. Nesta primeira rodada, as autoridades (ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais) costumam dar o aval às diretrizes recomendadas pelos grupos de trabalho (GT) para as discussões feitas ao longo do ano. Ao contrário dos demais GTs, que se reúnem quatro vezes por ano a cada edição do G20, o de inclusão financeira apenas conta com três encontros, e ainda não teve agenda oficial na atual presidência brasileira do G20, a primeira está prevista para o mês que vem.

Há expectativa de que o índice de bem-estar financeiro seja mencionado no communiqué, o documento oficial que costuma ser divulgado pelo G20 a cada rodada de debates. O legado deixado por outras edições do G20 para esse GT é o da promoção do acesso à inclusão financeira no mundo. Não apenas de consumidores, mas também de micro, pequenas e médias empresas, que costumam ter mais dificuldade de bancarização. A "pitada" brasileira nessa discussão será a de incluir também a qualidade, e não apenas a quantidade, de pessoas e pequenos estabelecimentos em relação ao acesso.

Como no G20 os pontos de qualquer discussão ou inovação devem ser consensuados por todos os países-membros, ainda é difícil imaginar quais as variáveis serão escolhidas para compor o indicador. Em 2010, o G20 criou a Parceria Global para a Inclusão Financeira (GPFI), que é uma plataforma para além dos países-membros do grupo que estejam interessados em compartilhar conhecimento, defesa de políticas e coordenação. Este é o principal mecanismo de implementação do Plano de Ação para a Inclusão Financeira do G20 (Fiap). Para a GPFI, a inclusão financeira tem potencial para auxiliar no combate à pobreza e à desigualdade. O plano de ação da GPFI atual estabelece diretrizes e prioridades para o período de 2024 a 2026. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.