ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Feb/2024

Vendas de carros importados crescem e preocupam

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor automotivo comemora a alta de 13,1% nas vendas de veículos em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2023. Apesar do índice positivo, um aspecto traz cautela: o aumento de 19,5% nas vendas de importados, maior variação em dez anos. A conclusão é que elétricos chineses e modelos argentinos, em especial picapes, estão capturando boa parte do aquecimento do mercado automotivo.

Para agentes do setor, a MP que lançou o Mover, o programa do governo Lula de fomento às montadoras, até impulsionou anúncio de investimentos, como da GM e da Volkswagen, mas o impacto real na indústria ainda deve demorar. Houve recorde de participação de carros híbridos e elétricos: 7,9% do total de veículos licenciados no mês. As montadoras manifestaram ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, temor com a regulamentação do Mover, que depende de decretos e aprovação no Congresso.

Outra preocupação é o risco de as mudanças no IPI resultarem em aumento da carga tributária. A partir de 2025, a alíquota será definida por requisitos de eficiência energética dos veículos. No Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), há pressa para regulamentar o Mover devido à noventena, o prazo legal de 90 dias para vigorar uma alteração tributária. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.