ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Feb/2024

China: governo estimulará recuperação econômica

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu nesta quinta-feira (08/02) aprofundar reformas de maneira abrangente, estimular o empreendedorismo e inovação e impulsionar a modernização do país. Em discurso de saudação pela entrada do Ano Novo Chinês, no fim de semana, Xi disse também que a China irá aperfeiçoar sua recuperação econômica positiva. O Commerzbank afirma que a continuada queda nos preços aos consumidores e aos produtores na China reflete a persistência de uma demanda fraca na economia do país.

Ao mesmo tempo, a fraqueza do mercado acionário é resultado do sentimento fraco dos investidores. Relaxamento mais agressivo da política é necessário para impulsionar rápido a economia, restaurar a confiança e evitar que a expectativa de deflação fique entranhada. O núcleo da inflação permaneceu positivo, mas desacelerou. A queda do índice geral é reflexo em parte da base de comparação elevada do ano passado, quando o Ano Novo Lunar caiu em janeiro (neste ano ele ocorre em fevereiro). Apesar disso, a queda nos preços reflete a persistência da demanda fraca.

A mudança no comando da Comissão Regulatória Mobiliária da China (CSRC), ocorrida no dia 7 de fevereiro, pode reforçar esperanças no mercado de que um apoio mais vigoroso ao mercado acionário pode enfim se materializar. O impacto de medidas para apoiar o mercado, porém, devem ter vida curta. O governo chinês precisa adotar medidas mais agressivas para impulsionar rápido a economia e a confiança. Isso é particularmente urgente diante de riscos de deflação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.