ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Feb/2024

Embrapa lança novas cultivares e bioprodutos

Durante a 36° edição do Show Rural Coopavel (PR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou novas tecnologias. São tecnologias de 11 centros de pesquisa da Embrapa, disponíveis na Casa da Embrapa, na Vitrine de Tecnologias, na Unidade Didática Agroecológica e no Show Rural Digital. Entre elas, é possível conhecer tecnologias sobre as culturas da soja, milho, sorgo, feijão, forrageiras, mandioca, manejo do solo, inoculação, agricultura de baixo carbono, bioprodutos e mais. Foi enfatizada a importância da Embrapa e das parcerias público e privadas. De todas as revoluções positivas no mundo nos últimos anos, não se pode esquecer que, no Brasil, foi feita uma das mais importantes, que foi a revolução da tecnologia agrícola por meio da Embrapa.

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, os lançamentos chegam aos produtores com a certeza de ser um produto fruto de pesquisa, ciência e muita qualidade técnica. E é isso que revoluciona a produção de alimentos no Brasil e no mundo. Dentre os lançamentos, está a cultivar BRS 1064IPRO, um tipo de soja com alta tecnologia para as regiões produtoras dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul. A cultivar apresenta ampla janela de semeadura e de adaptação, e registra ótimo desempenho também na abertura de plantio, bom para produtores de milho 2ª safra. Apresentando estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce, outro tipo de soja foi lançado. A cultivar BRS 1056IPRO tem superado os rendimentos das melhores cultivares.

A BRS FS313 é uma cultivar de feijão comum tipo jalo que se destaca pelos grãos graúdos, com produtividade superior às cultivares deste grupo disponíveis no mercado. As características agronômicas desta cultivar, aliada à qualidade dos grãos, tornam a nova tipagem uma alternativa para produtores que buscam cultivares diferenciadas e com alto valor agregado. Por fim, a Embrapa lançou um bioproduto com ação na fixação de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas. A inoculação de sementes de soja é a principal aplicação a que se destina o ativo tecnológico. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.