ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Feb/2024

China: medidas de incentivo ao consumo doméstico

A China promoverá uma série de medidas para impulsionar o consumo doméstico de bens em 2024, com foco sobre o setor automobilístico e de eletrodomésticos. Além disso, o governo pretende estimular novas formas de consumo, como o comércio eletrônico internacional, veículos de energia limpa e produtos chineses de luxo. Segundo o vice-ministro de Comércio da China, automóveis, eletrodomésticos e móveis são o foco do consumo tradicional e estão intimamente relacionados à vida das pessoas.

A estratégia visa aproveitar a grande demanda por veículos e o potencial de substituição dos bens. De acordo com o vice-ministro, a propriedade de carros chegou a 340 milhões na China, ocupando o primeiro lugar no mundo, e o volume de comercialização de carros usados atingiu 18,41 milhões de unidades em 2023, um aumento de quase 15%. As vendas de carros novos ultrapassaram 30 milhões de unidades pela primeira vez no ano passado, um aumento de 12% ano a ano.

A demanda interna por outros bens, como os eletrodomésticos, fará parte de incentivos para a renovação de moradias usadas. O vice-ministro revelou ainda que o setor varejista da China já está se preparando para uma temporada de vendas robustas durante o feriado do Ano Novo Chinês. As vendas dos estabelecimentos varejistas aumentaram 19,9% na comparação mensal em janeiro, enquanto os negócios das principais plataformas de comércio eletrônico aumentaram 20% no confronto anual em janeiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.