ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Feb/2024

AgroBrasil+Sustentável: apresentação para China

Membros do Instituto Ambiental Global (GEI) da China participaram de uma reunião virtual, no dia 1º de fevereiro, com gestores e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e instituições ligadas ao setor para conhecer a Plataforma AgroBrasil+Sustentável. Essa ferramenta está sendo desenvolvida pelo Mapa para disponibilizar informações oficiais sobre a produção agrícola sustentável brasileira, organizando a base produtiva.

Elaborada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma visa contribuir para a transparência dos processos produtivos, redução de riscos e custos em toda a cadeia de valor, agregando valor à produção agropecuária nacional. A expectativa é que a primeira etapa esteja concluída até julho deste ano.

Foi destacada a parceria entre o Brasil e a China ao longo de 50 anos de relações diplomáticas e o potencial de ambos os países para se tornarem potências emergentes socioeconômicas e tecnológicas nos próximos anos. A parceria pode gerar a maior cadeia de suprimentos de produtos agrícolas verdes do mundo. A diretora executiva do GEI-China, Jiaman Jin, expressou entusiasmo em continuar o trabalho conjunto com o Mapa e outros atores no Brasil.

Ela mencionou a meta de promover uma cadeia de suprimentos de carne sustentável e destacou a oportunidade da Plataforma AgroBrasil+Sustentável para verificar a conformidade ambiental e impulsionar o comércio verde. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enfatizou a importância de comprovar os rigorosos critérios de sustentabilidade seguidos pela produção agropecuária brasileira e a necessidade de uma forma nacional, simples e digital de comprovação, sem ônus adicional ao produtor rural.

A reunião contou com a participação de adidos agrícolas na China, representantes de ministérios, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação Nacional das Indústrias Exportadoras de Cacau (AIPC), da Embrapa, do Serpro, da CNA e da Associação Brasileira de Automação (GS1) do Brasil e da China. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.