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01/Feb/2024

China: mais estímulos econômicos são necessários

Segundo o Commerzbank, a última rodada de PMIs oficiais da China mostra fraqueza na manufatura e progresso apenas marginal em serviços, sugerindo que o governo chinês provavelmente adotará mais agressivas medidas de estímulos para impulsionar o crescimento após o feriado do Ano Novo Chinês. Como os PMIs de janeiro apontam um frágil começo de 2024, será necessária flexibilização adicional das políticas chinesas. Novas medidas deverão ser anunciadas "por volta de e durante" a reunião anual do Congresso chinês, que terá início no dia 5 de março. Segundo a Pantheon, a China continuará a priorizar o crescimento de "alta qualidade" neste ano, evitando grandes estímulos de crédito pelo setor imobiliário, como em ciclos anteriores.

Por exemplo, o suporte fiscal de 1 trilhão de yuans anunciado pelo Ministério das Finanças da China terá cerca de 80% dos seus recursos direcionados para projetos específicos de investimento. Esse estímulo deve ganhar tração depois do Ano Novo Chinês, no segundo trimestre, mas o efeito será para manter o crescimento elevado, não para provocar um grande salto na atividade. O PMI industrial da China demonstra uma aceleração no subíndice de produção, justamente em antecipação aos aumentos nas vendas e novos pedidos esperados durante o Ano Novo Chinês. Porém, a deflação de bens continua e os preços de exportação devem seguir em queda no primeiro semestre.

Em relação ao PMI de serviços, há uma ampla divergência no desempenho dos setores, com o setor imobiliário e o mercado acionário arrastando a atividade de serviços de modo geral. A Pantheon vê poucas mudanças neste cenário, conforme governos locais se responsabilizam cada vez mais por garantir que os projetos imobiliários locais sejam concluídos. Isso deve ajudar apenas gradualmente a restaurar a confiança dos compradores no sistema de pré-venda do setor imobiliário e com a confiança do consumidor mais ampla. Os consumidores chineses continuarão favorecendo no curto prazo o consumo de outros serviços, criando picos de consumo no feriado do Ano Novo Chinês e durante o verão do Hemisfério Norte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.