ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jan/2024

França está enfrentando protestos de agricultores

Agricultores em protesto cercaram Paris na segunda-feira (29/01), com barricadas, usando centenas de tratores pesados e montes de fardos de feno para bloquear rodovias que levam à capital da França e pressionar o governo sobre o futuro de sua indústria, abalada pelas repercussões da guerra na Ucrânia. O bloqueio das principais vias em torno de Paris e os protestos em outras partes da França prometeram uma semana difícil para o novo primeiro-ministro Gabriel Attal, há menos de um mês no cargo.

Os manifestantes disseram que as tentativas de Attal, na semana passada, de adotar medidas pró-agricultura ficaram aquém das suas exigências. O governo enviou 15 mil agentes da polícia, a maioria para a região de Paris, para impedir qualquer esforço dos manifestantes de entrar na capital. O governo da França espera acalmar os protestos de agricultores com mais concessões. A campanha dos agricultores por salários melhores, menos restrições e custos mais baixos se tornou uma crise para Attal em seu primeiro mês no cargo. Eles também reclamam que os preços mais altos de fertilizantes, energia e outros insumos têm diminuído suas receitas.

Além disso, eles argumentam que o setor agrícola francês, altamente subsidiado, está excessivamente regulamentado e prejudicado pelas importações de alimentos de países em que os agricultores têm custos mais baixos e menos restrições. O movimento na França é mais uma manifestação de uma crise global de alimentos agravada pela guerra na Ucrânia, um importante produtor de alimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.