ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jan/2024

FMI revisa projeção para o PIB da China em 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima sua projeção para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) da China em 2024, a 4,6%, segundo o Relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO). No documento anterior, de outubro de 2023, estimava era de alta de 4,2% no PIB neste ano. A atualização reflete o apoio de um crescimento mais forte que o esperado em 2023 e o aumento nos gastos do governo chinês em reforços de capacidades contra catástrofes naturais. A previsão para o crescimento do PIB em 2025 foi mantida em 4,1%.

Os estímulos fiscais na China foram citados como um dos motivos da revisão para cima da projeção do PIB global em 2024, de 2,9% a 3,1%. A economia do gigante asiático também aparece como fonte de risco nas previsões para a economia global. Do lado altista, pode-se citar a possibilidade de uma recuperação econômica mais rápida que o esperado na China. Reformas adicionais relacionadas ao setor imobiliário ou um apoio fiscal maior do que o esperado poderia aumentar a confiança dos consumidores, reforçar a demanda privada e gerar repercussões positivas no crescimento transfronteiriço.

Já a chance de desaceleração do crescimento chinês é listada como um risco baixista. Na ausência de um pacote abrangente de políticas de reestruturação para o problemático setor imobiliário, o investimento imobiliário poderá cair mais do que o esperado e por mais tempo, com implicações negativas para o crescimento interno e para o de parceiros comerciais. Também é possível haver um aperto fiscal não intencional em resposta às restrições de financiamento do governo local, assim como a redução do consumo das famílias num contexto de confiança moderada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.