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29/Jan/2024

Ministro da Agricultura priorizará agenda doméstica

Após visita a 13 países em missões internacionais no ano passado, para retomada das relações diplomáticas e comerciais do agronegócio brasileiro, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vai priorizar a agenda doméstica neste ano. No cenário que se impõe de quebra de safra e com o setor produtivo mais dependente de políticas públicas de socorro do governo federal, Fávaro afirma querer estar mais próximo dos produtores rurais. Neste ano, ele pretende viajar mais internamente. O ministro está atento à crise de produção e preços, percorrendo o Brasil e levando soluções aos produtores. A diretriz segue a estratégia que será adotada neste ano pelo próprio presidente Lula.

Nessa intensificação da agenda doméstica, Fávaro estará nas principais feiras agropecuárias do País, a começar pelo Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), no dia 7 de fevereiro. Em março, o ministro participará da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS) e, em abril, da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A ida à Agrishow é emblemática após, no ano passado, o ministro considerar ter sido desconvidado para a cerimônia de abertura da feira, enquanto o evento era palco do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro afirmou que ficou feliz com o convite para a Agrishow deste ano e que o clima de hostilidade foi minimizado. Além da aproximação direta com os produtores, com as rusgas diminuídas, Fávaro busca também apresentar as ações do governo e se colocar aberto ao enfrentamento conjunto das dificuldades do ano.

"Estamos preparados para mostrar que para o governo do presidente Lula a eleição acabou e agora é hora de trabalhar e dar resultados. Isso vem acontecendo e vou intensificar essa aproximação e esse diálogo com o setor em 2024", acrescentou o ministro. Apesar da diminuição do número de viagens internacionais, Fávaro diz que não perderá o foco nas relações internacionais. A prova disso é que no primeiro mês do ano já há quatro novos mercados abertos. Isso será intensificado, buscando abrir mais mercados para produtos do agro brasileiro, o que representa mais emprego, geração de renda e crescimento da economia nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.