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22/Jan/2024

Mar Vermelho e os transtornos no comércio global

Segundo o Kiel Institute, até 1º de janeiro, os ataques no Mar Vermelho reduziram a apenas um terço o nível normal esperado ali e no Canal de Suez. O banco de investimentos Berenberg lembra que a rota é crucial para o comércio entre a Ásia e a Europa, mas não espera que isso provoque grande impacto na economia global nem especificamente na inflação neste primeiro trimestre. Os Estados Unidos e alguns aliados têm realizado ataques militares, para retomar a navegação normal na rota.

Em seu cenário-base, a intervenção liderada pelos norte-americanos deve impedir novos grandes ataques contra navios comerciais dentro de três meses, antes de haver grande dano macroeconômico. A rota pelo Cabo da Boa Esperança, uma alternativa entre a Ásia e a Europa, eleva o tempo de viagem das cargas entre sete e 20 dias. Com empresas evitando o Mar Vermelho, o custo de enviar esses fretes aumentou agora para cerca de US$ 6.000,00 por unidade de container equivalente na Europa, de US$ 1.500,00 em 2023, mas ainda bem abaixo do pico de US$ 15.000,00 visto durante os problemas nas cadeias globais de 2022. O quadro deve provocar um modesto impacto na inflação, acredita o Berenberg.

O efeito, porém, tende a ser restaurado quando o problema no Mar Vermelho for contornado. Com isso, a situação também não deve mudar o momento nos cortes de juros pelos grandes bancos centrais. Na Europa, há ainda muitas empresas que operam abaixo da capacidade, o que deve transferir parte da produção de janeiro para fevereiro e março, sem grande impacto no trimestre como um todo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.