ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Dec/2023

Mercosul-UE: Brasil segue à frente das negociações

Embora o Brasil tenha repassado no início do mês a presidência temporária do Mercosul ao Paraguai, o governo brasileiro continuará à frente das negociações do acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia. O acerto foi feito na semana passada, na qual representantes do novo governo argentino passaram a integrar as conversações técnicas do bloco. O Brasil estava desde julho deste ano na presidência rotativa do Mercosul, liderando também as negociações com os europeus.

Na Cúpula de chefes de Estado que aconteceu no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repassou a condução do bloco para Santiago Peña, que preside o Paraguai desde agosto. Contudo, foi avaliado que seria mais efetivo para a continuidade das negociações que o governo brasileiro se mantivesse no comando das conversas com o bloco europeu.

O entendimento parte do termômetro de que o Mercosul deve conseguir concluir em breve o acordo com a União Europeia. A expectativa positiva está mantida mesmo após a frustração que marcou a Cúpula do Rio do Rio de Janeiro, quando os pares tinham expectativa de anunciar a conclusão das negociações com o bloco europeu. No entanto, não houve tempo hábil, além de as declarações do presidente francês Emmanuel Macron terem colocado suspeitas sobre a probabilidade de sucesso do acordo.

Integrantes do governo brasileiro, contudo, seguem otimistas. Até o momento, as indicações vindas da gestão argentina têm mostrado uma convergência com o desejo do bloco de expandir as relações comerciais do Mercosul com outras economias. Além disso, o Mercosul conta com o endosso de países importantes da Europa para concluir as negociações, como Espanha, Alemanha e Suécia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.