ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Dec/2023

COP28: Azerbaijão deverá ser país sede da COP29

O Azerbaijão irá sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29). Os países do Oriente Médio decidiram, na sexta-feira (08/12), apoiar a candidatura do país que fica na região do Cáucaso, entre o Leste europeu e o Oeste da Ásia. Na quinta-feira (07/12), a Armênia retirou a candidatura e anunciou o apoio ao pleito do país vizinho. A presidência da COP28, que está sendo realizada desde 30 de novembro em Dubai, também apoia a candidatura do Azerbaijão.

Pelo planejamento da Organização das Nações Unidas (ONU), cada edição da COP é realizada em uma região do mundo. A próxima é o Leste europeu. A Bulgária já havia apresentado seu pleito no ano passado, mas a guerra da Rússia contra a Ucrânia fez a candidatura naufragar. Em meio à crise geopolítica, o governo russo se opôs à possibilidade de um país da União Europeia sediar a COP. O anúncio oficial do país-sede da próxima conferência está previsto para o último dia da COP28 (12 de dezembro).

Mas não está descartada a hipótese de algum prolongamento, como aconteceu no ano passado, quando as nações não chegaram a um acordo dentro do período da COP. O governo brasileiro e o do Estado do Pará estão na expectativa de, no mesmo dia, também ser anunciada oficialmente a cidade de Belém como a sede da COP30. Diferentemente da escolha no Leste Europeu, a candidatura brasileira não sofreu controvérsias. O Brasil foi o único da região a se voluntariar para ser sede da COP de 2025 e recebeu apoio dos países vizinhos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.