ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Dec/2023

Uruguai pressiona Mercosul por acordo com China

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Omar Paganini, sugeriu que o Mercosul deve avançar no diálogo com a China ou abrir caminho para um acordo bilateral que também poderá "servir" ao conjunto dos sul-americanos. O chanceler aproveita a Cúpula do Rio de Janeiro para reforçar a cobrança por maior abertura que marcou o encontro de Puerto Iguazú, Argentina, no meio do ano, quando o governo uruguaio ficou fora da declaração final de Puerto Iguazu, na Argentina.

Ele salientou que é essencial que o Uruguai aceite o acesso preferencial às economias mais dinâmicas do mundo e que o Mercosul perdeu espaço com o avanço dos acordos bilaterais pelo mundo. A intenção é todo o Mercosul com a China, mas se o Uruguai puder avançar primeiro, também servirá ao conjunto. Para obter esse progresso, o Uruguai sugeriu que o mecanismo de diálogo entre Mercosul e China seja reativado. Passaram cinco anos desde a última reunião. Cinco anos em que o mundo se tornou mais complexo e mais desafiador. E todos sabem que a China é um ator com protagonismo nesse cenário, concluiu.

O Uruguai tem buscado negócio com a China, mas esbarra nas regras do Mercosul, que obriga os países-membros (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) a adotar uma Tarifa Externa Comum (TEC) sobre as importações. O ministro também reafirmou o compromisso do país com o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, mas expressou preocupação. Houve avanços do decorrer deste ano, especialmente no segundo semestre. Mas há certa preocupação pelas dificuldades que apareceram na reta final. Ele lembrou que a "janela de oportunidade" está se fechando. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.