ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Dec/2023

CNA busca manter um bom diálogo com o governo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que continuará conversando com o governo sempre que for necessário para tratar de problemas da agropecuária brasileira. Desde que esse governo se instalou, a entidade procuramos entender quais eram as proposições e qual era o rumo que esse governo queria dar e como pretendia apoiar a agropecuária. A entidade defende o produtor brasileiro e da agropecuária brasileira. Na CNA não tem partido político. A entidade tinha um maior diálogo com o governo anterior, porque ele era composto por muitos nomes ligados ao setor produtivo.

A CNA foi surpreendida pelo aumento no crédito ofertado do Plano Safra 2023/2024 em relação ao ano anterior e que mantém o pedido pelo aumento dos recursos de subvenção econômica para o seguro rural. No primeiro momento, o governo acenou que faria o possível para aumentar o subsídio. A CNA mantém conversas, além do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com as equipes dos Ministérios do Meio Ambiente e do Trabalho. Alguns não entendem que o agro tem de correr à parte e sem influência política e qualquer interferência de fora para dentro.

O governo tem de ser trincheira para defender o agro de fora para dentro. Há uma relação razoavelmente boa com o ministro Fávaro. O agro quer discutir as questões com o governo em um nível mais amplo e extrapolando o viés político partidário, do ponto de vista internacional. O problema que existe hoje na Europa não é do Brasil. A CNA reconhece que esse governo não criou nenhum problema para impedir o acordo entre União Europeia e Mercosul. Parte dos governos europeus quer que o País seja submisso para asfixiar o acordo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.