ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Nov/2023

Bayer e Ipam: projeto de agricultura regenerativa

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e o Woodwell Climate Research Center, em parceria com a Bayer, vão lançar um projeto de pesquisa de agricultura regenerativa para investigar a relação entre a produção agrícola e a preservação nos biomas Amazônico e no Cerrado. A ideia é entender a conexão entre as condições climáticas e a estabilidade da produção nos biomas. Um dos objetivos é propor modelos agrícolas alternativos e estratégias de uso da terra e da água que contribuam para a estabilidade do clima e para a preservação da floresta. A pesquisa prevê um investimento de R$ 9,9 milhões da companhia alemã e terá a duração de cinco anos. O anúncio oficial será feito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, em dezembro.

O projeto irá aproveitar a estrutura do Ipam e de seus produtores parceiros, além de abranger áreas distribuídas nos biomas estudados. Os pesquisadores combinarão dados de clima, disponibilidade e qualidade da água, estoques de carbono e distribuição da biodiversidade obtidos por sensoriamento remoto e observações de campo. O estudo também contará com uma análise econômica dos serviços prestados pelo meio ambiente à agricultura para avaliar a implicação das decisões de abertura de novas áreas sobre a viabilidade da atividade agrícola nos médio e longo prazos. De acordo com a Bayer para a América Latina, a pesquisa vai investigar quais são os ajustes adicionais necessários para que o sistema tenha ganhos de maior estoque de carbono.

Com isso, haverá mais resiliência climática nessas regiões e consequentemente uma agricultura mais produtiva e longeva. A intenção é subsidiar o desenvolvimento tecnológico para alavancar a agricultura regenerativa nessas regiões. O projeto vai ao encontro da meta da Bayer de reduzir em 30% os gases de efeito estufa na cadeia agrícola dos principais países em que a empresa está presente, assim como os produtos abrangidos. Como a empresa é provedora de solução para a cadeia agrícola, seu compromisso é com a cadeia; esse projeto vai ajudar a desenvolver conhecimentos agronômicos que entregarão essa meta. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.