ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2023

Mercosul-UE: acordo comercial está mais próximo

Segundo o conselheiro para assuntos comerciais da delegação da União Europeia no Brasil, Damian Vicente Lluna, a União Europeia está próxima de chegar a um acordo de liberação do comércio com o Mercosul. A regulação europeia que proíbe a importação de commodities provenientes de área recentemente desmatadas não muda a intenção do bloco de liberar e aumentar as relações comerciais entre os dois blocos. A regulação é um regimento interno de consumo que está em conformidade com os compromissos assumidos no Pacto Verde Europeu e proíbe importações de produtos como cacau, café, soja, carne, óleo de palma e madeira oriundos de áreas desmatadas. Os esforços conjuntos de Brasil e União Europeia para uma agricultura sustentável são um investimento no futuro, pois as solicitações de todos os consumidores europeus fazem parte de uma tendência global.

Lluna fez uma apresentação do programa europeu Farm to fork ("da fazenda ao garfo", em tradução literal), principal objetivo estratégico da União Europeia para o comprimento do Acordo de Paris. O Farm to fork é um plano abrangente que, segundo Lluna, reflete o objetivo fundamental de levar a sério as mudanças climáticas e conseguir que economia europeia esteja completamente descarbonizada em 2050. O objetivo é cumprir os objetivos do Acordo de Paris e é preciso muita seriedade em relação a isso. O programa é dirigido a toda a sociedade europeia e engloba indústria, transporte, agricultura e hábitos alimentares para garantir sustentabilidade econômica, social e ambiental, com proteção da biodiversidade.

Além da redução do impacto ambiental e climático dos sistemas alimentares, o programa ainda visa uma transição global que possa estimular outros países a mudar, incentivando produtores a buscar soluções inovadoras para a criação de sistemas mais robustos e resilientes. Entre os principais objetivos estratégicos, destaque para redução em 50% no uso de pesticidas químicos e na perda de nutrientes do solo e aumento da fertilidade do solo. Além disso, o Farm to fork prevê um aumento de 25% da área de produção orgânica, hoje de 13,8 milhões de hectares. Tudo isso deve ser obtido com a participação não apenas dos europeus. Não adianta alcançar essas metas se a Europa caminhar sozinha. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.