20/Oct/2023
De acordo com a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com dados do terceiro trimestre e divulgada nesta quinta-feira (19/10), os principais problemas enfrentados pela indústria continuam sendo a demanda interna insuficiente, a elevada carga tributária e as taxas de juros altas (25,3%). É normal que esses fatores sejam citados como os de maior impacto na atividade industrial. A novidade é que, no trimestre, houve um recuo de até 6% nas citações quando comparado com o segundo trimestre do ano.
A demanda interna insuficiente foi apontada por 33,9% das empresas entrevistadas, um recuo de 3,1% em relação ao trimestre anterior. O segundo problema mais reportado pelos empresários industriais foi a alta carga tributária, com 32,6%. Entre o segundo e o terceiro trimestre, no entanto, esse porcentual teve um recuo de 1,1% nos apontamentos. Em terceiro lugar nas assinalações, as elevadas taxas de juros, com 25,3%, uma queda de 6% ante o trimestre anterior. Essa melhora no indicador é atribuída ao ciclo de cortes na Selic, iniciado em agosto deste ano.
Por outro lado, os percentuais de outros entraves elencados pelos empresários industriais tiveram aumento, como a competição desleal (alta de 1%, para 16,5%) e falta ou alto custo de trabalhador qualificado (alta de 0,5%, para 16,1%). Na pesquisa, é solicitado que o empresário marque até três itens que constituíram problemas reais para a empresa e, com isso, esses outros dois figuraram na quarta e quinta posição. A Sondagem foi realizada entre os dias 2 e 13 de outubro, sendo entrevistadas cerca de 1700 empresas de pequeno, médio e grande porte. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.