ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Oct/2023

Inteligência Artificial pode mudar empreendedorismo

A inteligência artificial está prestes a mudar a forma como os empreendedores criam empresas, e as probabilidades de torná-las bem-sucedidas. Sistemas como ChatGPT, da OpenAI, Bing, da Microsoft, e Bard, do Google, podem ajudar em quase todas as etapas da concepção de uma startup, desde ter uma ideia e testá-la, até realizar pesquisas de consumo e criar um plano de marketing. Eles realizam esses trabalhos com mais rapidez e eficiência do que um indivíduo poderia fazer, e de maneiras que um ser humano não é capaz. Em 12 meses, o jeito de abrir uma empresa será muito diferente. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais a IA pode ajudar os empreendedores, bem como algumas advertências sobre as limitações da tecnologia:

- Encontrar uma demanda não atendida é o primeiro passo na criação de uma startup. É preciso inspiração e intuição, pesquisa cuidadosa e equilíbrio entre risco e recompensa. E pode acontecer que a IA consiga fazer isso de forma mais rápida e eficiente do que qualquer ser humano jamais conseguiria. Segundo a Northwestern University, tais sistemas poderão eventualmente tornar-se alguns dos melhores identificadores de necessidades humanas não satisfeitas na história. Isso ocorre porque a IA pode absorver grandes quantidades de informações e classificá-las para descobrir o que as pessoas podem querer no mercado. A IA lê muitos dados para identificar padrões, age de acordo com o que detecta e depois aprende com base no que divulga ao mundo. É isso que os empreendedores fazem.

Mas, os empresários estão limitados pelas restrições de sua própria capacidade, de seu próprio alcance e de seus preconceitos. Segundo a Universidade da Pensilvânia, as IAs têm um conjunto exponencialmente mais amplo de dados com os quais aprender. Por exemplo, um empreendedor poderia pedir a um sistema de IA que identificasse os problemas que os consumidores enfrentam na utilização de determinados produtos ou serviços e depois sugerir soluções. O empreendedor poderia acrescentar fatores limitantes, como o custo de cada solução proposta. O sistema pode apresentar dezenas de ideias e variações que um empreendedor pode não ter considerado.

- A IA também pode ajudar a refinar uma ideia. Os sistemas de IA podem receber perguntas e depois responder: por exemplo, os empreendedores podem pedir à IA para refinar as suas respostas, como cogitar uma variável diferente numa proposta de startup, como se um produto seria popular no exterior ou se poderia ter um preço mais alto. Ou os empreendedores podem pedir a uma IA que dê um exemplo de um produto semelhante que prosperou ou fracassou. Segundo a Universidade de Stanford, é como ter o ‘melhor treinador’ de administração que é o melhor possível.

- Sobre a concorrência, os empreendedores podem pensar que têm uma ideia inteligente para uma startup. Mas, talvez algumas pessoas já tenham pensado nisso. Os vastos bancos de dados nos quais os sistemas de IA se baseiam podem fornecer uma amplitude de pesquisa maior do que as pesquisas típicas na Internet. Usando a IA, os empreendedores podem ver o que foi relatado sobre um conceito de negócio em relatórios técnicos, relatórios financeiros e notícias. Eles podem examinar pesquisas de marketing e de consumo, e verificar o que foi dito nas redes sociais sobre startups relacionadas. Eles podem ver quais tipos de startups fracassaram e quais prosperaram.

- Mesmo que os empreendedores pensem que sua ideia de startup é inteligente e digna de investimento, eles precisam testar o seu palpite. A IA poderia ajudar desempenhando o papel de cliente com base na personalidade digital que os fundadores lhe atribuíram. Por exemplo, se o conceito de uma empresa envolve o setor odontológico, os empreendedores poderiam dizer a um sistema de IA para fingir que é um dentista com 20 anos de experiência que tem seu próprio consultório. Em seguida, o empresário faria perguntas sobre quais as restrições que o "dentista" enfrenta ao realizar o trabalho e se o produto ou serviço proposto ajudaria. Seria uma entrevista razoável sobre a personalidade do dentista. Não se obterá a mesma coisa que obtém de um ser humano. Mas, se isso o ajudar a refinar uma ideia, é realmente valioso.

- O custo insignificante e a grande velocidade dos testes de IA são uma vantagem. É possível realizar experimentos com centenas de milhares de personas diferentes simultaneamente e criar websites com produtos artificiais para poder testar. Além disso, um sistema baseado em IA poderia impulsionar o uso de testes "A/B", nos quais duas ou mais versões de um site ou promoção de produto são colocadas online para ver qual gera maior ou mais respostas positivas. A IA poderia criar inúmeras versões dos testes, promovê-los nas redes sociais e de publicidade direcionada, e depois refinar constantemente os testes com base nas respostas.

- A IA também poderia ajudar a conceber e criticar as propostas de negócios que os empresários enviam aos investidores. E poderia ajudar um empreendedor a descobrir quais empresas de capital de risco estão financiando que tipos de startups, e quais estão rejeitando.

- Depois que uma empresa é financiada, ela precisa ser promovida. Por exemplo, uma proposta de campanha promocional. O sistema pode produzir um plano confiável, incluindo a identificação do público-alvo e a criação de exemplos de e-mails divulgando o produto. Em poucos minutos, os sistemas de IA podem fazer pesquisas de mercado, criar documento de posicionamento, escrever uma campanha por e-mail, criar um site para o produto, criar um logotipo e gráficos. Sem as ferramentas de IA, isso pode levar muitas horas ou dias de trabalho.

No entanto, tal como acontece com todos os usuários de IA, os empreendedores precisam ser cautelosos. Esses sistemas são famosos por "alucinações", dando respostas que parecem confiáveis, mas são enganosas ou mesmo inventadas. O que eles expelem precisa ser verificado. Por exemplo, não dá para confiar em nenhum número fornecido. A IA apresenta outra preocupação: poderia apresentar ideias que sejam literais e óbvias, o que não necessariamente é uma forma de ter sucesso. O que as IAs farão é captar o que as pessoas dizem que querem, o que muitas vezes é diferente do que elas realmente desejam.

Como exemplo hipotético, um sistema de IA poderia descobrir que as vendas de queijo estão em alta e, em resposta, propor a criação de um novo sistema de distribuição de queijo em vez de um novo negócio verdadeiramente inovador. Essa parte abstrata do processo ainda é uma capacidade exclusivamente humana. Além disso, a maioria dos sistemas de IA são "treinados" em bases de dados de coisas que aconteceram no passado. Bons empreendedores são aqueles que pensam no que pode acontecer no futuro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.