04/Oct/2023
O Brasil, desde o início de 2023, conquistou 51 novos mercados para os produtos agropecuários até setembro deste ano. Com uma pauta diversificada das exportações, o Ministério da Agricultura e Pecuária intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), totalizando 22 mercados. Na Ásia (Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão) foram conquistados 14 mercados.
Na África (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram 7 produtos. Na Europa (Rússia e Belarus), foram 2 mercados. Na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram 4 mercados. E no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), somou 2 itens. As aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.
Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros. A presença da adidância agrícola brasileira também é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, atrair investidores estrangeiros e na superação de barreiras às exportações brasileiras.
Entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana. As exportações brasileiras do agronegócio avançaram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.