03/Oct/2023
A maior fabricante de alimentos embalados do mundo, a Nestlé e a gigante de laticínios Danone dependem da França para obter receita mais do que qualquer outro país da Europa Ocidental, aumentando as apostas nas negociações de preços que devem começar lá no próximo mês. A França há muito supera Alemanha, Itália, Espanha e outros países como o maior mercado de mantimentos da União Europeia em receita de supermercados, de acordo com a empresa de pesquisa IBISWorld. Mas, com o objetivo de garantir a redução de preços até meados de janeiro, o governo francês antecipa as negociações anuais de preços entre varejistas e seus fornecedores para começar em meados de outubro.
Varejistas como o Carrefour acusaram fabricantes globais de bens de consumo, incluindo Nestlé, Unilever e Pepsico de não "cooperar". O presidente francês, Emmanuel Macron, também criticou as empresas por manterem os preços altos, apesar da queda da inflação. O Carrefour, que tem poder de precificação como o operador de supermercados número 2 da França, colocou na semana passada rótulos de "shrinkflation" ("reduflação" em tradução livre) em produtos que estão ficando menores sem redução no preço. Dados compilados pela Bernstein mostram que a França respondeu por cerca de 8% das vendas totais relatadas pela fabricante de iogurtes Activia Danone em 2022, e quase 4% das vendas anuais da Nestlé.
Em ambos os casos, o Reino Unido ficou em segundo lugar. A Unilever, com mais de 400 marcas, incluindo sabonetes Dove e cubos de estoque Knorr, considera a França seu terceiro maior mercado da Europa Ocidental, com 2,2% das vendas anuais, depois do Reino Unido e da Alemanha. A Danone sentirá uma das maiores pressões para baixar os preços, segundo a Bernstein. Seus produtos são muito mais comoditizados: iogurte é iogurte e há alternativas de marca própria. A Nespresso (da Nestlé) não é tão fácil de trocar. Os varejistas dirão para aqueles em uma posição mais fraca: "você precisa de mim mais do que eu preciso de você".
A Associação Europeia de Marcas (AIM) afirmou que grupos de bens de consumo temeriam retaliações de varejistas. O que importa é o poder de barganha e o fato de que as grandes marcas precisam estar nas prateleiras dos grandes varejistas. Unilever, Coca-Cola, todas de mãos atadas, porque as cotas de mercado dos varejistas são indispensáveis. Representantes da indústria de alimentos argumentaram que os custos de produção continuam altos após dois anos de disparada dos custos de insumos, cadeia de suprimentos e mão de obra, com os fabricantes absorvendo uma parte significativa do choque inflacionário. Mas, os varejistas dizem que as pressões de custos estão diminuindo agora, enquanto os investidores expressaram preocupações de que o aumento dos preços alienará os compradores e afetará os volumes de vendas.
Grupos de supermercados na França podem exigir cortes de preços de 2% a 5% dos fabricantes de alimentos nas negociações. Também pode haver ramificações em outros lugares da Europa porque os supermercados fazem parte de alianças de compra. O Carrefour está negociando em uma base internacional, afirmou a consultoria Accenture. As empresas de bens de consumo que não estão colaborando da maneira certa para otimizar os preços vão enfrentar algumas dificuldades. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.