03/Oct/2023
Conforme aponta a pesquisa Brand Asset Valuator (BAV), da agência VMLY&R, do grupo WPP São Paulo, dentre todas as qualidades possíveis para que as marcas consigam crescer dentro do mercado, o “prestígio” segue como o atributo visto como mais importante para os brasileiros na hora de avaliar as companhias. Ao todo, o levantamento analisou 48 atributos e enumerou os 10 mais importantes para a construção de marcas no País. O estudo avaliou a percepção do público em relação a aproximadamente 1,4 mil companhias que atuam no mercado doméstico, com base na resposta de 18 mil entrevistados em todo o território nacional. A pesquisa de campo foi realizada no último trimestre de 2022 e analisada no primeiro semestre de 2023. O BAV é a ferramenta que realiza a mesma pesquisa em mais de 50 mercados pelo mundo para entender o valor das marcas e a percepção do público. A construção de prestígio foi avaliada a partir de cinco dimensões: potencial de inovação, legado, moeda social, exclusividade e ESG.
Quando comparado com outros mercados pelo mundo, o resultado da importância do prestígio como atributo relevante para a construção de uma marca no Brasil é três vezes superior à média geral. O resultado está ligado ao fato de que, no País, os consumidores escolhem as marcas que mais “emprestam” seu prestígio para a sua própria vida. Para o brasileiro, não é só a exclusividade de um determinado produto que importa. Outro ponto sobre a percepção do público em relação às marcas é a importância das ações de ESG (questões ambientais, sociais e de governança). Marcas com ações mais fortes no segmento garantiram às companhias resultados melhores segundo as respostas dos consumidores. Prestígio no Brasil não é apenas sobre exclusividade, também é sobre ESG, por exemplo. Porque as marcas que têm histórico de ações ESG saem no estudo com grande destaque. Além de avaliar quais os atributos mais importantes das marcas para o público, o levantamento também analisou quais os segmentos têm justamente a melhor nota quando o assunto é o prestígio.
De acordo com o ranking da VMLY&R, os produtos dos segmentos fitness estão na liderança do ranking dos mais “prestigiosos” para os consumidores, seguidos por alimentos congelados, artigos de proteção solar e hospitais, laboratórios e sorvetes. Completando o ranking estão as franquias de filme e quadrinhos (6), pudins e sobremesas instantâneas (7), iogurtes (8), eventos automobilísticos (9) e as fraldas descartáveis (10), que fecham a lista do “top 10”" das categorias com o maior prestígio. Do lado oposto, as criptomoedas, ferramentas elétricas e de jardinagem e frutas e legumes frescos, nessa ordem, encabeçam a lista dos setores com menos prestígio quando comparados à média global. Também gozam de pouco prestígio no País as instituições educacionais (4) e os portais de internet (5). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.