ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Sep/2023

Brasil e Peru buscam fortalecer relações comerciais

Buscando fortalecer as relações comerciais entre Brasil e o Peru e as oportunidades da rota interoceânica, foi realizado nesta terça-feira (26/09) um encontro com mais de 200 empresários dos setores produtivos do agronegócio dos dois países na Embaixada do Brasil em Lima. O evento contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda. O encontro, que antecedeu a abertura da Expoalimentaria, foi realizado pela Adidância Agrícola do Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e teve como objetivo discutir as oportunidades e os desafios para o comércio de alimentos brasileiros no Peru.

Na oportunidade, foram debatidos temas sobre o fortalecimento da rota interoceânica, ampliação das relações comerciais entre os países, abertura de novos mercados para produtos brasileiros e importação de produtos peruanos, anúncio da primeira exportação de embriões de bovinos zebuínos para o Peru, entre outros. Os empresários brasileiros que participaram da comitiva ao Peru são principalmente das Regiões Norte e Centro-Oeste e atuam em diversos segmentos alimentícios: palmito de pupunha; chás; cafés; sopas; refrescos, arroz; doces; fécula de mandioca; bebidas; farofas; sal; molhos; pescados; mel; açaí; castanhas; amido de milho; cereais, achocolatados; e feijão.

De 27 a 29 de novembro, acontece em Lima, capital gastronômica da região Andina, a ExpoAlimentaria 2023, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina. O evento apresenta novidades de empresas peruanas e internacionais relacionadas aos empreendimentos e cooperativas da agricultura familiar e indústria alimentícia. A feira contará com um Pavilhão Brasil, oportunidade em que 17 empresas rurais brasileiras terão seus produtos expostos para buscar identificar os hábitos de consumo no país vizinho e compradores internacionais. O evento reúne mais de 600 empresas de 18 países. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.